20 novembro 2007

Andrew Bird em concerto duplo

Para quem não teve oportunidade de assistir ao vivo, em nenhuma das duas vezes que Andrew Bird passou por Portugal em 2005 e 2007, ficam aqui dois concertos que podem transmitir um pouco qual foi a sensação.

Este concerto de 2005, pouco depois de ter sido lançada essa obra-prima que é "Andrew Bird and the Mysterious Production of Eggs", altura em que tive a oportunidade de o ver no Lux, tem cerca de 70 minutos e podemos encontrar, maioritariamente, faixas desse álbum acabado de editar. Tirando o facto deste ser em Maio e o de Lisboa ter sido em Setembro, a única diferença entre este concerto em Amesterdão e o de Lisboa, será o facto de se ter apresentado em Portugal a solo, sem o baterista que podemos ver aqui.

Noite mágica essa de 6 de Setembro de 2005.



O segundo concerto disponível, deu-se apenas uma semana antes de eu ter visto este génio pela segunda vez. Em noite de aniversário, no dia 31 de Maio de 2007, Andrew Bird (carinhosamente apelidado de André Passarinho entre os apreciadores lusos) proporcionou, a quem conseguiu passar pelo Cinema São Jorge nessa noite, uma noite inesquecível.

Desta vez com banda, perdeu-se uma certa informalidade e familiaridade em relação ao concerto de 2005. Mas Andrew Bird não deixou de revisitar músicas antigas, agora com uma roupagem nova proporcionada pelos excelentes músicos que o acompanharam (nota especial para Martin Dosh).

Com um repertório a incidir principalmente em músicas do último e também genial álbum "Armchair Apocrypha", as inevitáveis “A Nervous Tic Motion Of The Head To The Left” ou "Why" não podiam deixar de marcar presença.

Principal diferença entre este concerto de Amesterdão e o de Lisboa? O não ter tocado a "Dr. Stringz" cá.



Estes dois concertos estão disponíveis na página do Fabchannel mas também podem ser vistos sem sair desta página do blog.

Relembro as instruções:
- carregar apenas no botão de fullscreen que aparece no player e ver o concerto completo (inconveniente: aparece um separador do fabchannel a cada 3 ou 4 músicas - coisa que não sucede na página do fabchannel).

- carregar no botão que permite avançar nas músicas para percorrer a playlist que o leitor permite.


...

Etiquetas: , , , , , , , ,